quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Manual do Iniciado" - o livro

Autora: P.C.Cast + Kim Doner
Editora: Saída de Emergência
Série: Casa da Noite
Páginas: 208
Título Original: The Fledling Handbook 101

Sobre o livro:
Este é um daqueles livros que surgem quando uma determinada história tem um grande sucesso, e consequentemente uma grande adesão por parte dos fãs. Perguntas são feitas e a história deixa de estar apenas no mundo imaginário, para se tornar em parte real. Quando tal acontece, os autores tendem a arranjar uma forma simpática de explicar aos fãs todas aquelas dúvidas mais frequentes ou todas aquelas questões mais polémicas. Julgo ter sido mais ou menos assim que a autora P.C.Cast decidiu fazer este "manual do iniciado".
Considero uma ação deveras interessante, inteligente até,desta autora. Note-se que este livro já existia no grande mundo vampyrico das Cast, portanto, criar um livro que explicasse um pouco mais desse mundo, e tornar um livro ( que já existia nesse mundo para esse mesmo efeito ) real, parece, de facto, uma proposta bastante interessante.
 
Opinião:
Poderia premiar este livro unicamente pelo conceito original a ele associado (aquele que já expliquei), de facto, é uma mais valia, e um à partida bastante interessante, um elemento cativante, capaz de ser uma das razões que farão os fãs comprar este livro.
No entanto, todo este conceito foi desperdiçado pela falta de informação realmente interessante neste "manual". Tudo o que nos é indicado no mesmo já sabíamos, ou calculávamos, diria que a minha parte preferida foi a que menos conhecia, um pouco sobre a história dos vampyros de Cast ( ou "Breve Introdução à História dos Vampyros" - quarto capítulo ), e mesmo assim não foi suficiente para me fazer pensar melhor acerca desta obra.
Acho que o conceito poderia ter levado este livro a ser um dos melhores do género, e sinto que tal não se verificou - para mim, pelo menos.
Se alguém está com receio de perder alguma parte indispendável à história, que isso não seja mais motivo de preocupações, porque este é um livro totalmente independente e que não acrescenta nada de exclusivamente novo.
Outro aspeto ainda é as várias interrupções entre capítulos com espaços a serem preenchidos pelo dono deste "manual" do género bilhete de identidade. Não sei qual é o objetivo, talvez seja tornar este livro um pouco mais do que deveria ser no mundo fictício, ou talvez recordar-nos a todos que a maioria dos fãs desta saga são jovens adultos ou talvez crianças, sei que não gostei disso, seja qual for a ideia, fez-me recordar aquelas revistas, ou diários que ridiculamente preenchia e que ainda me faziam sentir mais ridícula por ver o livro todo riscado e feio com gatafunhos desnecessários.
Dos aspetos positivos, falo das gravuras, algumas bastante interessantes e sugestivas.
Globalmente, de 0 a 5, dou 2,5 - pelo conceito deveras original e pelo trabalho que julgo ter sido empregue neste livro, especialmente pela artista Kim Doner. No entanto, estes aspetos não foram suficientes para me fazerem sentir que foi uma leitura que me satisfez, daí o 2,5 e não simplesmente o 3. 
 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Frase do dia

Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
Se fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.
Assim, como sou, tenham paciência!
Vão para o diabo sem mim,
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havemos de ir juntos?

Álvaro de Campos, Lisbon Revisited

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Diário de leituras

Antes de mais, peço imensa desculpa pelo descuido em que andam as minhas atualizações deste blogue. Espero compensar daqui para a frente, mas notem que não será fácil (vou fazer o possível).
No entanto, e para falar a verdade, não tenho tido grande coisa que comunicar.
Estou a ler o "Manual do Iniciado" de P.C.Cast (como já devem ter notado) e a verdade é que ainda vou levar uns diazitos para terminar essa leitura.
 
O livro em si, bom, não é que tenha alguma história (no fundo é uma espécie de guia oficial, mais como que uma enciclopédia) o que a mim me desmotiva um pouco por falta de ação. Inicialmente a coisa estava a andar mesmo muito devagar, principalmente por falta de tempo, mas também porque a parte inicial é talvez a menos interessante (a meu ver). No entanto, agora que a leitura está ligeiramente mais cativante - em que alguns temas até puxam a curiosidade -, não está suficientemente interessante para me fazer organizar o meu tempo de modo a ter um espacinho para este livro, pelo que tem sido uma leitura do género "tapa buracos" para quando não há mesmo coisas mais importantes a fazer e me posso dar ao luxo de desperdiçar algumas horas.
 
Sou fã da série Casa da Noite, no entanto, este é precisamente aquele livro que (se o tivesse comprado) me teria feito arrepender de cada cêntimo gasto. Explicando-me: não é que esteja a ser mau, pois não está, e até há aspetos que gosto particularmente (a falar quando sair a opinião final), mas não é que julgue merecer o dinheiro que estão a pedir por ele (por isso, ainda bem que o decidiram oferecer na compra do "Juramento do Dragão").
 
Vou continuar esta leitura, pois não está fácil, e vou esperar que melhores páginas cheguem.
Aguardem por mais novidades, ou pela opinião final.
Boas leituras.
 
 

domingo, 13 de janeiro de 2013

Bem feito (fan made) #1

Este ano vai ser o ano das sequelas e da estreia de filmes baseados em livros. Traduzindo: ótimas notícias para viciados em livros e filmes (a ler: eu). Mas felizmente não sou a única neste mundo, tenho a certeza que vocês que estão a ler compreendem e talvez até partilhem deste meu gosto; bem, mas não me querendo desviar do assunto, o que eu realmente quero dizer é que há fãs bem mais aventurados que eu e que se atrevem a expressar a sua adoração através de pequenos vídeos - os vídeos "fan made". Confesso que procurar este tipo de "arte" é um dos meus passatempos preferidos, acreditem que há por aí muito bons videos.
Mas, como não quero apenas que acreditem na minha palavra, quero aqui partilhar com vocês alguns dos melhores vídeos que vou encontrando.
Hoje deixo-vos com o primeiro desta rubrica: um fan made do filme "(500) Days of Summer".

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bons sonhos


Frase do dia

Durante uma aula de português...

Estava o meu colega a dizer o quão memorável é, pois a professora lembra-se sempre do seu nome, quando esta se sai com a seguinte:
 - Sim, mas pretendo esquecê-lo logo que o vir pelas costas - diz, obviamente na brincadeira.
Mas o rapaz não se deixa ficar por aqui. Não satisfeito, riposta e sai-se com esta:
 - Pois, isso de facto é um problema. Então, e se eu quiser ajuda a Português na faculdade? Ah, espere, nenhum de nós vai ter Português na faculdade.
 
Ups.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Frase do dia

Nota: Esta frase não é da minha autoria.

" É preciso tolerar a frustração para estabelecer rotinas saudáveis. Vamos falhar muitas vezes antes de conseguir, mas não devemos desistir de tentar."

Bom dia!


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

"Êxtase" - o livro

Título: Êxtase
Título original: Rapture
Autora: Lauren Kate
Série: Anjo Caído
Livro nº: 4 (último da série)
Género: Romance /Fantástico
Editora: Planeta Manuscrito
Páginas: 301
Sinopse

Sobre a história:
Neste último livro da série Anjo Caído, Luce está de volta ao presente. Mas não há tempo a perder, há que deter Lúcifer de seguir com os seus planos de apagar toda a existência de vida na Terra. Para salvar o mundo, alianças inesperadas são formadas e divergências são postas de lado. Ao todo, têm menos de 9 dias para deter o anjo.
O objetivo principal? Encontrar o local de Queda dos anjos; é lá que Lúcifer estará, para os mandar a todos para o presente.
Anjos e demónios, unidos, formam equipas para encontrar os artefactos que detêm a história da Queda dos anjos na Terra. Juntos, os artefactos dão a resposta ao local onde a Queda aconteceu.
Lucinda pensa saber toda a verdade sobre o seu passado, agora que viajou através dele. No entanto, há respostas para as quais ela ainda não tem resposta. Daniel continua demasiado misterioso quanto à sua decisão entre Trono e Lúcifer, e Luce não parece saber o porquê de este não se decidir, quando lhe parece tão óbvia a resposta.
O que Luce não sabe é que há mais, mesmo para ela. Julga saber tudo sobre ela, mas falta uma peça para que o puzzle fique completo. O tempo urge, e não só para os anjos e demónios que querem deter Lúcifer, Lucinda tem um papel demasiado importante nesta missão, mas como pode ela sair bem sucedida, se não sabe que papel é esse que lhe cabe?
Há algo que Luce tem que descobrir antes, decisões que tem que tomar, mas acima de tudo, tem que se encontrar a si própria, e apesar de estar rodeada de amigos que farão tudo por ela, esta é uma missão que terá que fazer sozinha.
 
Opinião:
Bem, começando talvez por falar nas grandes expectativas que tinha: foram completamente arrasadas. Se por um lado pensei que, tal como Luce pensava, uma grande parte do puzzle estava montado, estava completamente enganada, a missa nem a metade ia. Se há por aí alguém que também é fã desta série e ainda não leu este livro, prepare-se, porque o último livro é mesmo para surpreender. Chego à conclusão que a nossa escritora deixou o melhor para o fim.
Fazendo uma retrospetiva por toda a série, vejo que, e apesar de ter adorado o primeiro livro, há um melhoramento gradual na história, de livro para livro.
(Imagem daqui)
Acho que o primeiro livro me cativou mais pelo lado "negro" que tinha e pelas personagens fortes da história (como Cam, Arriane e Luce), mas com a evolução da mesma, fui-me apercebendo que no primeiro livro a nossa noção de tudo o que se passa é completamente reduzida. Resumindo, engana-se quem julga que este é um simples romance (do estilo mais do mesmo) entre uma simples mortal e um anjo misterioso.
O segundo livro é passado num ambiente completamente diferente do primeiro, e, aqui, o que eu pensei que fosse o ponto diferente e forte da história - que era esse lado negro - afinal não era. Neste 2º livro passamos de um reformatório sombrio, para um colégio particular de alta segurança, lindo e imensamente soalheiro. E mesmo assim adorei bastante, gostei tanto deste lado soalheiro como do lado sombrio do anterior - chego à conclusão que se deve tudo à boa capacidade de descrição de Lauren Kate.
No 3º livro, bem desse já falei aqui e faz bem pouco tempo. Gostei imenso, tanto ou mais que dos anteriores, é onde a personagem Daniel é aprofundada e é onde ficamos a saber um pouco mais da maldição de Luce.
 
O 4º livro, esse derradeiro final, é surpreendente. Sim, parece-me a palavra ideal. Não posso falar na história como tendo dado uma grande reviravolta, porque não é bem uma reviravolta, no fundo é como que se tudo o que soubéssemos estivesse mal, e por fim nos contassem a verdade.
Adorei ser surpreendida, adorei estar em parte errada, porque a verdade sabe melhor e é tão diferente que me fez finalmente recuperar daqueles livros mais do mesmo que tanto tento evitar.
Só fiquei com pena de não saber mais de Cam, sinto que o livro terminou e que a personagem ficou demasiado em aberto, e sendo uma das minhas personagens preferidas, fiquei com sincera pena por isso.
O final não foi bem o esperado, mas caiu bastante bem.
Conclusão: esta é uma série que aconselho vivamente, teve os seus altos e baixos - como todos os livros. Não se vão arrepender, por mais que pensem que não tem nada de especial, deem asas à imaginação, deixem-se levar e, no final, deixem-se surpreender por algo totalmente diferente. Prometi uma avaliação global da série; de 0 a 5 dou-lhe 4,5.

domingo, 6 de janeiro de 2013

2013 e os filmes que não posso deixar escapar

The Host
 

Não vou enumerar os filmes por ordem de preferência, mas sem dúvida que este é um dos filmes mais esperados por mim - só podia vir de um dos meus livros prediletos.
Sem dúvida que não sou a única fã devota neste mundo, espera-se uma grande correria às bilheteiras e uma grande azáfama de críticas para cá e para lá (espero que boas e sustentadas!).
Já aqui tinha falado neste filme; o trailer não está muito longe daquilo que o livro nos diz, as minhas dúvidas recaem mais sobre o elenco - mas este parece-me bastante bom.
Uma grande promessa para este ano, com estreia prevista para 4 de Abril de 2013 (em Portugal).

Beautiful Creatures
 
 
Um outro grande filme, também enormemente esperado por mim, é a adaptação do livro Criaturas Maravilhosas das grandes escritoras Kami Garcia e Margaret Stohl.
O trailer também me diz bastante: a música foi uma ótima escolha, a abordagem do livro parece-me a correta e a produtora não poderia ser melhor. Mais uma vez, as minhas dúvidas recaem sobre o elenco escolhido, mas não sou muito de criticar o filme antes de o ver, por isso estou ansiosa por ver as suas prestações (espero surpresas agradáveis!).
O filme tem estreia marcada para dia 28 de Fevereiro de 2013, em Portugal.
 
Warm Bodies
 
                        
 
Ainda numa onda de adaptações de livros a filmes, vou agora falar de Warm Bodies, uma abordagem cinematográfica do livro de Isaac Marion.
Já aqui tinha falado da minha expectativa em relação a este filme e já tive também oportunidade de referir a minha opinião quanto ao trailer.
Fui surpreendida pelo humor que parece envolver toda a história, mas talvez a culpa seja minha, talvez fui eu própria que interpretei o sarcasmo de R. no livro como algo isolado e completamente ligado a toda a sua condição, talvez a intenção do autor sempre tenha sido a de escrever sobre algo apocalíptico de uma forma mais humorista e sarcástica. Seja como for, gostei do que vi até agora, acho que o ator não poderia ter sido melhor escolhido, e o humor que não esperava caiu-me bem.
Warm Bodies tem estreia prevista para 7 de Fevereiro de 2013, em Portugal.
 
Man of Steal
 

 
Pronto, esta é nova. Man of Steal conquistou-me assim que vi o trailer. Não pensem que sou uma fã assolapada de super heróis, no entanto, gosto bastante deste tipo de filmes. Normalmente, esmeram-se nos efeitos especiais, nas músicas, no suspense e em toda a ação, mas o que me cativa ainda mais são as sábias histórias que estão agarradas a estes filmes e a estes grandes personagens.
Não consegui evitar, fui completamente conquistada por este trailer, por esta história, por estes efeitos e por esta música intrigante.
Este filme tem estreia prevista para 27 de Junho de 2013, em Portugal.
 
The Croods
 

 
Também já falei neste filme, aqui neste cantinho.
Fui arrebatada pela história e pelo humor envolvidos assim que vi o trailer, desde aí que criei altas expectativas sobre este filme. Adoro filmes de animação, mas normalmente não são dos meus filmes mais esperados; este veio para mudar isso.
Espero que as minhas expectativas se vejam realizadas.
Tem estreia prevista em Portugal para 21 de Março de 2013.
 
The Mortal Instruments: City of Bones
 

 
Ainda aqui não tinha falado deste filme. Ainda não li o livro, aliás nem sei se o farei, mas este também é um filme esperado por mim, não tanto como os outros que referi, mas não deixa de fazer parte do grande mundo fantástico e de ter bons atores e uma história interessante.
Sinceramente, não gosto muito da atriz principal, Lily Collins, mas não será isso que me fará gostar menos do filme, com certeza, por isso, e sabendo que me vou surpreender, será um dos filmes que verei neste 2013 (sim, eventualmente acabarei por ler o livro, provavelmente antes de ver o filme, já sei o que a casa gasta).
O filme tem estreia para 29 de Agosto de 2013, em Portugal.
 
 
The Hunger Games: Catching Fire
 
 
Este filme ainda não tem trailer (contentemo-nos com o logótipo), mas não preciso de um para saber que será tão ou mais grandioso que o primeiro, pelo menos para mim - fã incondicional desta história.
Aguardo ansiosamente pelo primeiro trailer, as epectativas serão sempre altas no que toca a este filme.
A data de estreia nos EUA é a 22 de Novembro de 2013.
 
 
Oblivion
 
 
Este é um filme daqueles filmes que prometem. A palete de atores escolhidos é muito boa (Tom Cruise, Morgan Freeman (!!!) ), a história é deveras interessante e trata-se de ficção cientifica.
Parece-me que a ficção cientifica vai dar que falar este ano.
Tem estreia prevista para 2 de Maio de 2013, em Portugal.
 
 
Por agora trago-vos apenas estes filmes, mas mantenham-se atentos, atualizarei sempre que vir necessidade.




sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Êxtase - sinopse

O céu está negro com asas… Como areia caindo numa ampulheta o tempo está a fugir para Luce e Daniel. Para deter Lúcifer de apagar o passado, têm de descobrir o sítio onde os anjos caíram. Forças negras estão atrás deles e Daniel não sabe se é capaz de levar a cabo a missão. Juntos enfrentarão uma batalha épica que acabará com corpos sem vida… e pó de anjos. Grandes sacrifícios serão feitos. Corações irão ser destroçados.
Mas de repente Luce sabe o que vai acontecer. Para ela significa ficar com outra pessoa que não Daniel. A maldição com que nasceu estará sempre com ela e o amor está fora de questão. A escolha que faz neste momento é a única que de facto interessa.
Na luta por Luce quem vencerá?
"Êxtase" é a espantosa conclusão da série «Anjo Caído». O céu não pode esperar mais!
 
Capa Norte-Americana
 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Para recordar 2012

Este poderia facilmente ser um título alusivo ao próprio blogue, no entanto, o meu intuito não é esse.
Neste post, pretendo imortalizar alguns livros e filmes que, na minha opinião, marcaram o ano de 2012.
 
Começando pelos livros, gostaria de referir que 2012 não foi, para mim, dos anos mais surpreendentes no âmbito literário. Gostaria, no entanto, de frisar alguns livros e autores que me surpreenderam pela positiva, como foi o caso de Suzanne Collins com a trilogia Jogos da Fome (opinião).
Não esperava ser agarrada por esta história e por esta autora, mas foi o que aconteceu. Não contava ler estes livros, mas houve qualquer coisa que me levou a fazê-lo e, digo desde já, não poderia ter feito melhor escolha. Collins verificou-se, não apenas pela história, mas também pela escrita extraordinária, uma das minhas autoras preferidas - sem sombra de dúvidas.
Queria ainda fazer menção a outros livros que também apreciei bastante, como foi o caso de: Sangue Quente de Isaac Marion; Incarceron (opinião) de Catherine Fisher; Circo dos Sonhos (opinião) de Erin Morgenstern; Tormento e Paixão (ambos) de Lauren Kate (opinião deste último).
A autora do ano (por mim eleita) foi, sem dúvida, (e como já devem ter percebido) Suzanne Collins.

Falemos agora dos grandes filmes de 2012. Se no mundo literário as surpresas agradáveis não foram muitas, pelo contrário, no mundo cinematográfico quase que nem as consigo enumerar todas.
 
Começando talvez por referir o grandioso filme The Help (As Serviçais) que (admiração) não era um filme com grandes expectativas impostas por mim, mas adorei, e posso dizer com certeza e completa sinceridade que é um dos meus filmes preferidos de sempre.
Outros filmes que também estão num grande pedestal são: Os Jogos da Fome e A Saga Twilight: Amanhecer parte 2. Para estes, sim, já havia em mim altas expectativas, foi com grande ansiedade e curiosidade que os vi e não me decepcionaram.
Outro filme também bastante aguardado foi O Fantástico Homem Aranha, com Andrew Garfiel e Emma Stone. Este é um filme super agradável de se ver, a história (ligeiramente diferente do original Homem Aranha) é encantadora (como já era de esperar), os efeitos foram bem conseguidos - resumindo, não se vão arrepender de assistir a este filme.
Agora numa onda de clássicos, o encantador Becoming Jane, com a mestríssima Anne Hathaway, um filme que pretende retratar a juventude da escritora de romances clássicos Jane Austen.
Não poderia deixar de referir o filme O Rapaz do Pijama às Riscas, que ainda não tinha visto e que me tocou bastante (recomendo).
Por fim, outro filme que também não esperava vir a gostar tanto, Midnight in Paris de Woody Allen, com a mais original das histórias, fez-me ficar colada ao filme todos os 94 minutos - simplesmente encantador.
(Nota: nem todos os filmes mencionados tiveram estreia em 2012, como devem ter reparado, no entanto, foi em 2012 que os vi, pelo que só fazem sentido, para mim, inseridos neste ano.)
Como atrizes do ano, não poderia deixar de nomear a Kristen Stewart pelo seu papel na última franquia da saga Twilight, e Emma Stone...bem, por todos os seus papeis, uma excelente atriz na minha opinião.
 
Skeeter em The Help
Pronto, é isto, é grande e mesmo assim aposto que me esqueci de algum livro ou filme importantes (espero que não), mas penso que está mesmo tudo aqui.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Desenhos animados 22#

Estava eu no outro dia à procura de novidades cinematográficas, quando me deparo com um trailer de um novo filme de animação.
Como ainda não o tinha visto, toca de alterar esta condição de ignorância sobre tal e bora lá ver o trailer - note-se que não conhecia o filme, nunca tinha ouvido falar nele, e, como tal, não tinha qualquer expectativa em relação ao mesmo.
Inicialmente a coisa não me parecia nada de transcendente, mas então vi-me facilmente enredada numa risota ocasional e inesperadamente entusiasmada com a (para já) originalidade da história. Ou seja, vi a minha curiosidade aumentar, assim como que gradualmente, com o decorrer do trailer.
Este filme de que vos falo chama-se "The Croods" e tem estreia prevista para 21 de Março de 2013.


(Isto sou eu a criar expectativas)