Título original: Rapture
Autora: Lauren Kate
Série: Anjo Caído
Livro nº: 4 (último da série)
Género: Romance /Fantástico
Editora: Planeta Manuscrito
Páginas: 301
Sinopse
Sobre a história:
Neste último livro da série Anjo Caído, Luce está de volta ao presente. Mas não há tempo a perder, há que deter Lúcifer de seguir com os seus planos de apagar toda a existência de vida na Terra. Para salvar o mundo, alianças inesperadas são formadas e divergências são postas de lado. Ao todo, têm menos de 9 dias para deter o anjo.
O objetivo principal? Encontrar o local de Queda dos anjos; é lá que Lúcifer estará, para os mandar a todos para o presente.
Anjos e demónios, unidos, formam equipas para encontrar os artefactos que detêm a história da Queda dos anjos na Terra. Juntos, os artefactos dão a resposta ao local onde a Queda aconteceu.
Lucinda pensa saber toda a verdade sobre o seu passado, agora que viajou através dele. No entanto, há respostas para as quais ela ainda não tem resposta. Daniel continua demasiado misterioso quanto à sua decisão entre Trono e Lúcifer, e Luce não parece saber o porquê de este não se decidir, quando lhe parece tão óbvia a resposta.
O que Luce não sabe é que há mais, mesmo para ela. Julga saber tudo sobre ela, mas falta uma peça para que o puzzle fique completo. O tempo urge, e não só para os anjos e demónios que querem deter Lúcifer, Lucinda tem um papel demasiado importante nesta missão, mas como pode ela sair bem sucedida, se não sabe que papel é esse que lhe cabe?
Há algo que Luce tem que descobrir antes, decisões que tem que tomar, mas acima de tudo, tem que se encontrar a si própria, e apesar de estar rodeada de amigos que farão tudo por ela, esta é uma missão que terá que fazer sozinha.
Opinião:
Bem, começando talvez por falar nas grandes expectativas que tinha: foram completamente arrasadas. Se por um lado pensei que, tal como Luce pensava, uma grande parte do puzzle estava montado, estava completamente enganada, a missa nem a metade ia. Se há por aí alguém que também é fã desta série e ainda não leu este livro, prepare-se, porque o último livro é mesmo para surpreender. Chego à conclusão que a nossa escritora deixou o melhor para o fim.
Fazendo uma retrospetiva por toda a série, vejo que, e apesar de ter adorado o primeiro livro, há um melhoramento gradual na história, de livro para livro.
![]() |
(Imagem daqui) |
Acho que o primeiro livro me cativou mais pelo lado "negro" que tinha e pelas personagens fortes da história (como Cam, Arriane e Luce), mas com a evolução da mesma, fui-me apercebendo que no primeiro livro a nossa noção de tudo o que se passa é completamente reduzida. Resumindo, engana-se quem julga que este é um simples romance (do estilo mais do mesmo) entre uma simples mortal e um anjo misterioso.
O segundo livro é passado num ambiente completamente diferente do primeiro, e, aqui, o que eu pensei que fosse o ponto diferente e forte da história - que era esse lado negro - afinal não era. Neste 2º livro passamos de um reformatório sombrio, para um colégio particular de alta segurança, lindo e imensamente soalheiro. E mesmo assim adorei bastante, gostei tanto deste lado soalheiro como do lado sombrio do anterior - chego à conclusão que se deve tudo à boa capacidade de descrição de Lauren Kate.
No 3º livro, bem desse já falei aqui e faz bem pouco tempo. Gostei imenso, tanto ou mais que dos anteriores, é onde a personagem Daniel é aprofundada e é onde ficamos a saber um pouco mais da maldição de Luce.
O 4º livro, esse derradeiro final, é surpreendente. Sim, parece-me a palavra ideal. Não posso falar na história como tendo dado uma grande reviravolta, porque não é bem uma reviravolta, no fundo é como que se tudo o que soubéssemos estivesse mal, e por fim nos contassem a verdade.
Adorei ser surpreendida, adorei estar em parte errada, porque a verdade sabe melhor e é tão diferente que me fez finalmente recuperar daqueles livros mais do mesmo que tanto tento evitar.
Só fiquei com pena de não saber mais de Cam, sinto que o livro terminou e que a personagem ficou demasiado em aberto, e sendo uma das minhas personagens preferidas, fiquei com sincera pena por isso.
O final não foi bem o esperado, mas caiu bastante bem.
Conclusão: esta é uma série que aconselho vivamente, teve os seus altos e baixos - como todos os livros. Não se vão arrepender, por mais que pensem que não tem nada de especial, deem asas à imaginação, deixem-se levar e, no final, deixem-se surpreender por algo totalmente diferente. Prometi uma avaliação global da série; de 0 a 5 dou-lhe 4,5.
Sem comentários:
Enviar um comentário