quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Manual do Iniciado" - o livro

Autora: P.C.Cast + Kim Doner
Editora: Saída de Emergência
Série: Casa da Noite
Páginas: 208
Título Original: The Fledling Handbook 101

Sobre o livro:
Este é um daqueles livros que surgem quando uma determinada história tem um grande sucesso, e consequentemente uma grande adesão por parte dos fãs. Perguntas são feitas e a história deixa de estar apenas no mundo imaginário, para se tornar em parte real. Quando tal acontece, os autores tendem a arranjar uma forma simpática de explicar aos fãs todas aquelas dúvidas mais frequentes ou todas aquelas questões mais polémicas. Julgo ter sido mais ou menos assim que a autora P.C.Cast decidiu fazer este "manual do iniciado".
Considero uma ação deveras interessante, inteligente até,desta autora. Note-se que este livro já existia no grande mundo vampyrico das Cast, portanto, criar um livro que explicasse um pouco mais desse mundo, e tornar um livro ( que já existia nesse mundo para esse mesmo efeito ) real, parece, de facto, uma proposta bastante interessante.
 
Opinião:
Poderia premiar este livro unicamente pelo conceito original a ele associado (aquele que já expliquei), de facto, é uma mais valia, e um à partida bastante interessante, um elemento cativante, capaz de ser uma das razões que farão os fãs comprar este livro.
No entanto, todo este conceito foi desperdiçado pela falta de informação realmente interessante neste "manual". Tudo o que nos é indicado no mesmo já sabíamos, ou calculávamos, diria que a minha parte preferida foi a que menos conhecia, um pouco sobre a história dos vampyros de Cast ( ou "Breve Introdução à História dos Vampyros" - quarto capítulo ), e mesmo assim não foi suficiente para me fazer pensar melhor acerca desta obra.
Acho que o conceito poderia ter levado este livro a ser um dos melhores do género, e sinto que tal não se verificou - para mim, pelo menos.
Se alguém está com receio de perder alguma parte indispendável à história, que isso não seja mais motivo de preocupações, porque este é um livro totalmente independente e que não acrescenta nada de exclusivamente novo.
Outro aspeto ainda é as várias interrupções entre capítulos com espaços a serem preenchidos pelo dono deste "manual" do género bilhete de identidade. Não sei qual é o objetivo, talvez seja tornar este livro um pouco mais do que deveria ser no mundo fictício, ou talvez recordar-nos a todos que a maioria dos fãs desta saga são jovens adultos ou talvez crianças, sei que não gostei disso, seja qual for a ideia, fez-me recordar aquelas revistas, ou diários que ridiculamente preenchia e que ainda me faziam sentir mais ridícula por ver o livro todo riscado e feio com gatafunhos desnecessários.
Dos aspetos positivos, falo das gravuras, algumas bastante interessantes e sugestivas.
Globalmente, de 0 a 5, dou 2,5 - pelo conceito deveras original e pelo trabalho que julgo ter sido empregue neste livro, especialmente pela artista Kim Doner. No entanto, estes aspetos não foram suficientes para me fazerem sentir que foi uma leitura que me satisfez, daí o 2,5 e não simplesmente o 3. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário