sábado, 19 de abril de 2014

"Divergente" - o filme!!!

Bem, esta (opinião) já não vem cedo, mas espero que mais uma não seja demais.  Já fartos de ler e ouvir opiniões diversas sobre este tema, fica aqui mais uma.

Sempre bastante fiel ao livro, Divergente é um filme que não desilude. Os cenários estão em tudo semelhantes àquilo que imaginei (viva!) e as personagens estão dentro daquilo que suponho ser a ideia que a autora tinha e que me transmitiu também a mim enquanto leitora. 

Em termos de argumentação, tenho a dizer que não se pouparam em palavras, muitas das falas são mesmo as originais do livro e isso fica sempre bem à vista dos fãs do livro, certo?  

Até agora deve estar a parecer-vos (pela minha opinião) que o filme é uma autêntica cópia do livro. Mas não é. Aliás, gostava de referir aqui uma das partes que foi alterada e que julgo ter sido um erro grande (ATENÇÃO SPOILER). Mas o que lhes passou pela cabeça para terem "expulso" a personagem principal dos Intrépidos?! Incoerência total! Não é que tenha alterado o rumo da história porque tudo decorreu como previsto, mas a sério? A sério que ela é expulsa e o Eric "fecha os olhos" e deixa que ela volte? A sério? O Eric,aquele que pôs a Christina segurada a uma barra num precipício por ter desistido no final de uma luta ? Calculo que tenha sido a "marca" que o realizador (ou outro alguém qualquer) quis fazer, uma mensagem do género "afinal não é igual ao livro, surpreendam-se fãs-que-já-sabem-a-historia-de-trás-para-a-frente.". Tenho a dizer que costumo gostar destas irreverências, desta vez achei incoerente. 

Outra coisa que também reparei foi o facto de muita gente ter sentido um certo afastamento em relação à personagem principal. Com esta não concordo. Não se esqueçam que o livro está escrito na 1ª pessoa, é normal que durante o filme a Tris não transmita tão claramente aquilo que sente como o fazia no livro (não se esqueçam que no filme somos espetadores, não é suposto ouvirmos os pensamentos da moça).

Acho que não me esqueci de nada, eu achei um bom filme e uma boa adaptação de um livro (e história) que me fez apaixonar desde o princípio, não fiquei nada dececionada.


Sem comentários:

Enviar um comentário