sexta-feira, 3 de maio de 2013

"Uma Morte Súbita" - o livro

Título: Uma Morte Súbita
Título original: The Casual Vacancy
Autora: J.K.Rowling
Páginas: 494
Género: Romance
Editora: Editorial Presença
Sinope

Sobre a história: Tudo começa quando Barry Fairbrother, cidadão e vogal da assembleia de Pagford, morre inesperadamente. Poderia dizer que toda a cidade fica em choque, mas estaria a mentir. A verdade é que acho que choque não é a palavra mais adequada, muitos cidadãos ficam abalados, porque Barry era uma pessoa muito querida naquela cidade, mas não era totalmente conformista e isso levou a que uma guerra se instaurasse ainda quando ele era vivo. O que era disputado? Os limites legais de Pagford, mais propriamente uma zona de reabilitação social pouco querida a muitos cidadãos, zona essa defendida por Barry. Com a sua morte, fica por ocupar um lugar como membro na Assembleia Comunitária - começa mais uma guerra.
O que é certo é que esta pequena cidade de Inglaterra é palco de várias guerras: entre pais e filhos, entre cidadãos, entre namorados, entre professores e alunos, entre marido e mulher, entre amigos, etc. Nada está bem, e todos têm algo a esconder.
Retratando toda a história como uma grande novela, não existe uma personagem principal, mas um conjunto de personagens que representam cada uma das situações que a autora aqui retrata, conseguindo assim um olhar aproximado a cada um dos cenários e a cada uma das mentes dos cidadãos mais influentes de Pagford. 
É nesta guerra que surge "O_Fantasma_de_Barry_Fairbrother", o responsável por espalhar no site da Assembleia Comunitária alguns dos maiores segredos de Pagford. 
Quem ocupará o lugar de Barry? E os segredos, serão todos revelados? Quem esconde o quê, afinal?

Opinião: Não cheguei a ser fã dos livros da saga Harry Potter, o único livro que li dessa saga foi o último. Gostei, mas a forma de escrita da autora não me agarrou de alguma forma em especial, apesar de reconhecer que ela é um génio literário e uma das mentes mais criativas de sempre, de reconhecer ainda que o mundo que criou para Harry Potter é simplesmente fenomenal, em termos de escrita não me deixou qualquer tipo de impressão especial. Por isso quando comecei a ler este livro, foi mais por curiosidade em relação ao livro e às críticas feitas ao mesmo.
A primeira impressão que tive quando o comecei a ler foi de espanto e de rendição total à escrita de J.K.Rowling. Logo nas primeiras páginas percebi que de alguma forma este livro se afastava de Harry Potter, não só pela história virada para outras mentes, como pela liberdade que senti que ela teve ao escrever. Imediatamente equiparei esta escritora às minhas preferidas, às que mais aprecio em termos de escrita, às que têm qualquer coisa que não consigo explicar, mas que me fazem adorar qualquer coisa que escrevem. Talvez seja a capacidade que têm em descrever e em criar mundos de forma tão clara para nós leitores, e que parece tão espontânea a natural.
Um dos pontos fortes da narração deste livro é a forma como a autora assume com total imparcialidade o ponto de vista de cada um dos tão diferentes personagens, é de reforçar ainda a ideia de que todos os personagens são bastante consistentes, com características muito definidas e muito coerentes nas suas atitudes.
Em relação à ação, esta obra não contêm uma história de grande mistério, ou de grande romance, é mais como uma grande novela. Mas não é apenas uma novela, é também uma grande crítica à sociedade em vários níveis. Confesso que o livro não me agarrou sempre da mesma forma, houve uma altura, mais ou menos a meio do mesmo, em que o meu ritmo de leitura abrandou bastante, mas mais para o final voltou outra vez a acelerar.
Eu gostei bastante, não só pela história (que foi interessante, se bem que não foi das melhores que já li) mas também (e mais por isto) pela grande capacidade de escrita da autora. Acho que esta até podia descrever uma lista telefónica, tudo o que ela escreva vai sair bem. Sem dúvida que esta autora se tornou numa das minhas preferidas.
Fãs de Harry Potter, vão detestar este livro. Fãs de J.K.Rowling, vão adorar cada página.

Numa avaliação de 0 a 5, classifico o livro em 4.


Sem comentários:

Enviar um comentário