
Título Original: City of Bones
Autora: Cassandra Clare
Páginas:415
Editora: Planeta
Género: Romance/Fantástico
Sinopse
Sobre a história:
Clary sempre se considerou uma normal rapariga nova iorquina de 15 anos de idade, até ao dia em que percebe ter visto algo que ninguém mais viu.
Intrigado com a verdadeira natureza da rapariga, Jace (uma das "criaturas" que Clary percebe serem "invisíveis") procura-a e encontra-a, de facto, numa situação que pertence muito mais ao seu mundo, que ao mundo humano de Clary. Coincidência ou não, no dia seguinte à perturbante visão de Clary, Jocelyn (mãe de Clary) desaparece misteriosamente, deixando para trás uma grande confusão no apartamento e um rasto demoníaco (no sentido literal).
Sentindo-se responsável por esta rapariga que não parece normal, apesar de o alegar ser, Jace leva-a para o Instituto, uma das residências oficias de Caçadores de Sombras, a casa de Jace, do seu tutor e da família Lightwood - todos estes caçadores de sombras.
Clary logo percebe que o mundo que pensou existir era só em parte real, na verdade existe um outro mundo que até agora esta desconhecia e que é completamente invisível a todos os restantes seres humanos. Nele há demónios que são combatidos pelos Caçadores de Sombras (seres com sangue humano e com sangue de anjo) cujo objetivo é proteger os humanos destes; existem lobisomens, fadas, vampiros e muitos mais criaturas pertencentes ao Mundo à Parte que convivem "pacificamente" com os Caçadores de Sombras. A máxima imperativa, percebe Clary, é a de que todas as lendas são verdadeiras.
![]() |
Jace (still oficial do filme) |
Opinião:
Não consigo entender ainda qual a minha avaliação a este livro, eu avaliei-o em 4, mas para ser sincera é mais um 4,5.
Diferente, bem construído e muito divertido, são estes os melhores adjetivos para este primeiro livro da saga Caçadores de Sombras. Com uma escrita fluída e uma visão bastante cinematográfica, Cassandra Clare consegue levar o seu mundo e as suas personagens muito fortes ao leitor que se vai enraizando cada vez mais nesse mundo e se vai habituando cada vez mais a essas personagens.
Não é justo equipará-lo a tantos outros livros cuja minha avaliação também foi 4, já que este é um livro que se destaca dos mesmos, no entanto, esperava mais desenvolvimento da personagem principal, enquanto que outras personagens foram assaz fortemente construídas, Clary deixou-me aquela vontade de mais desenvolvimento de personalidade - espero que isso se verifique nos próximos livros (e acredito mesmo que isso se vai verificar).
O que mais gostei eu neste livro? - Este é um livro que nos faz facilmente sonhar, tudo porque tem uma forte componente ligada ao mundo fantástico, e acho que isso também é o que se pretende quando se lê um livro: fugir um bocadinho à realidade, alargar a imaginação e os horizontes, transformar aquilo que não pode ser transformado, e tudo isso se verifica neste livro. Mas em contrapartida temos personagens muito reais e muito bem construídas, que compensam a (para alguns) demasiada fantasia da história- personagens como Jace, com o seu humor/ sarcasmo que torna todo e qualquer diálogo uma fonte de riso ou sorriso, e que tem características humanas tão reais e tão coerentes, ou mesmo o próprio Valentine, o nosso vilão, que nos faz questionar as suas raízes mais profundas e a sua natureza mais humana, que nos faz tentar perceber o que o faz amar sendo capaz de tanto ódio ao mesmo tempo.