Título: Juramento de Dragão
Autoras: P.C. Cast + Kim Doner
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 125
Título Original: Dragon's Oath
Série: Romance da série
Casa da Noite
Género: Romance / Fantástico
Sinopse
Sobre o livro:
Nesta obra, a autora da série Casa da Noite decide elucidar os leitores quanto à história trágica de Dragão Lankford, Mestre de Esgrima, professor na Casa da Noite e guerreiro de Anastasia. Quem acompanha a saga sabe que Anastasia Lankford morre no livro Perseguida e que Dragão fica devastado e completamente fora de si e do seu mundo.
É neste contexto que a história nos é inicialmente apresentada. Como uma recordação do que costumava ser, uma recordação do grande início que foi Bryan Lankford tornar-se em Dragão Lankford, tornando-se iniciado, Mestre de Esgrima e amante de Anastasia, a jovem e bela professora de Sortilégios e Rituais da Casa da Noite onde Dragão estudava.
Desde a perceção do grande amor que nutriam um pelo outro, até à demonstração do mesmo, não foi um processo longo, nem moroso. Dragão fez questão de logo demonstrar o seu afeto por esta Sacerdotisa com forte afinidade com a Terra e com uma particular paixão por malmequeres.
Anastasia logo que viu Dragão sentiu a sua presença como parte do seu futuro, e, apesar de demonstrar frequentemente o quão arrogante e convencido o acha, a professora não consegue resistir à pessoa que sabe existir em Dragão e que fará com que este seja parte da sua alma.
Como sabemos, esta história não acaba bem, mas será que está já tudo explicado?
Opinião:
Se há alguma coisa a apontar a este livro é, talvez, o facto de ele ser demasiado pequeno. E isto digo com sinceridade. Todos nós leitores sabemos que quanto menor for o livro, menor é a nossa adesão ao mesmo (no geral), isto porque os autores quase que não nos dão "tempo" para nos afeiçoarmos ás personagens e ao ambiente. Neste livro isso é ligeiramente diferente, porque, como sabem, já conhecemos as personagens, mesmo assim, soube-me a pouco.
Acho que, mais uma vez, a autora foi deveras inteligente na contextualização que fez ao livro, sendo que conseguiu inserir esta história não como um relato totalmente à parte, mas como uma recordação desesperada e profundamente triste de Dragão Lankford.
Desta vez, a escrita de P.C. Cast deixa de ter aquelas leves nuances de linguagem tipicamente adolescente, para ter uma linguagem mais adulta, sendo que se mantém um certo tom de leveza na linguagem e nas próprias ideias dos nosso vampyros, denunciando o avanço que existe destes em relação à humanidade do séc XIX.
Outro dos pontos fortes é a capa, acho-a extremamente sugestiva e tudo que ver com o ambiente descrito no interior da obra. Com certeza que favorece o livro, a leitura e a interpretação. Por falar em capa, quase que me esquecia de referir as brilhantes figuras ilustrativas da artista Kim Doner, simplesmente encantadoras, verdadeiras jóias da coroa que é este livro.
Vão-se surpreender com Dragão Lankford, especialmente com Bryan, pois vai-vos parecer um tanto ou quanto diferente do Dragão a que estamos habituados e que tanto apreciamos. Muitas das suas características podem parecer-vos opostas e muito não-Dragão, mas logo vão perceber o contexto. Na minha opinião, a sua acentuação de boas características só reforça o bom e forte carácter deste pergonagem.
Para concluir, resta a minha avaliação à obra. De 0 a 5, dou 3,5.