domingo, 24 de fevereiro de 2013

Boa semana!

Devem ter reparado que neste fim de semana faltou aqui neste cantinho qualquer coisa, pois se pensaram nisso tiveram toda a razão, porque faltou mesmo a minha sugestão musical de entrada no fim de semana. Mas não se apoquentem, para remediar a situação a minha sugestão vai ser para toda esta semana.
Espero que tenham uma boa semana e que sonhem, leiam e ouçam muita música - tudo para fazer a vida um pouco mais bela - (e claro, estudem, trabalhem, sempre, sempre com paixão pelo que fazem).
 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Warm Bodies (análise do filme)

Nesta pequena pausa para o Carnaval, decidi fazer alguma coisa para além do meu circulo de trabalhos curriculares, juntei a fome à vontade de comer e fui ver a adaptação cinematográfica do livro Sangue Quente.

Reconheço que um dos meus receios passava pela personagem principal feminina (Jules / Julie) que no livro não me despertou grande interesse, diria até que a sua personalidade não é das melhores do historial de personagens femininas que conheço. No entanto, a adaptação da atriz Teresa Palmer é de louvar. Esta senhora fez-me pensar duas vezes em relação à personagem que interpreta. Apresentando um carácter ligeiramente diferente daquele que eu conhecia da personagem, diga-se, de passagem, que prefiro a Jules do filme. 
Quem ainda está à espera de encontrar um filme de comédia, bom, diria que veja realmente o filme com atenção. O cenário retratado não é, de facto, de brincadeiras, e o filme também não anuncia semelhante coisa. A comédia não está presente em toda a parte do filme, não é, portanto, o "tema central", é apenas um complemento, uma forma de apresentar algo que deveria ser catastrófico de uma forma mais leve e não tão dramática. Por outro lado, de que outra forma se poderia por um zombie a narrar? Tornar o filme demasiado lamechas não me parece a melhor solução. Para além do mais (e quem leu o livro vai-me compreender), o próprio R. já denota um certo sarcasmo ao longo do livro, pelo que não me surpreende nada que na adaptação isso se mantenha. Acho que é até uma das qualidades do filme e do próprio livro. Mas não se preocupem, o filme tem comédia, mas não é somente de comédia (se é que me entendem).
A banda sonora é um dos pontos altos do filme. Boa escolha de músicas e, essencialmente, boa noção de enquadramento.
Achei o filme bastante fiel ao livro, com noção de que não é possível concretizar 244 páginas de ação num filme de 98 minutos. 
Outro dos pontos altos, na minha opinião, foi a interpretação do ator principal Nicholas Hoult, note-se que não deve ser fácil interpretar um zombie dotado de emoções, e este senhor fê-lo na perfeição.
No geral, gostei mesmo muito do filme e acho que não notei nada que me tivesse desagradado realmente.
Portanto, se estiverem mesmo cheios de vontade de ver um filme, ou se quiserem mesmo fazer uma coisa diferente e descontrair um bocadinho, vejam Warm Bodies, não se vão arrepender.




sábado, 16 de fevereiro de 2013

Bom fim de semana!

A minha recomendação para este fim de semana é uma novidade, espero que gostem tanto deste video quanto eu!
 
 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sugestão literária do mês - Fevereiro

A minha sugestão literária para este mês é Sangue Quente de Isaac Marion. 
Não sei se já repararam, mas este filme estreou dia 7 deste mesmo mês no grande ecrã nacional. Já que se vai ver o filme, porque não ler o livro também? 
Se já viste o filme, gostaste e até ficaste com alguma curiosidade sobre este mundo futurista e distópico, ou mesmo se ainda não viste o filme, mas leste a sinopse e achas que é capaz de ser um livro interessante, sugiro que leias a obra original. 
O livro aborda um tema que acho bastante interessante, a escrita apresenta leveza e as personagens são deveras diferentes. 
Neste fevereiro frio, deixa que uma personagem estranhamente expressiva e um romance inesperado te aqueçam o coração.

Sinopse: 
R é um jovem em plena crise existencial. É um zombie. Numa América devastada pela guerra, pelo colapso da civilização e pela fome incontrolável de hordas de mortos-vivos, R anseia por algo mais do que devorar sangue quente. Só consegue pronunciar alguns monossílabos guturais, mas a sua vida interior é rica e complexa, cheia de espanto pelo mundo que o rodeia e desejo de o compreender – bem como a si próprio. R não tem memórias, não tem identidade e não tem pulsação… mas tem sonhos. Depois de um ataque, R devora o cérebro – e, com ele, as memórias – de um rapaz adolescente, e toma uma decisão inesperada: não devorar a jovem Julie, a namorada da sua vítima, e até protegê-la dos outros zombies. Começa então uma relação tensa mas estranhamente terna entre ambos. Julie traz cor e vivacidade à paisagem triste e cinzenta da semi-vida de R. E a sua decisão de proteger Julie pode até trazer de volta à vida um mundo marcado pela morte…

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"Juramento de Dragão" - o livro

Título: Juramento de Dragão
Autoras: P.C. Cast + Kim Doner
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 125
Título Original: Dragon's Oath
Série: Romance da série Casa da Noite
Género: Romance / Fantástico 
Sinopse

Sobre o livro:
Nesta obra, a autora da série Casa da Noite decide elucidar os leitores quanto à história trágica de Dragão Lankford, Mestre de Esgrima, professor na Casa da Noite e guerreiro de Anastasia. Quem acompanha a saga sabe que Anastasia Lankford morre no livro Perseguida e que Dragão fica devastado e completamente fora de si e do seu mundo.
É neste contexto que a história nos é inicialmente apresentada. Como uma recordação do que costumava ser, uma recordação do grande início que foi Bryan Lankford tornar-se em Dragão Lankford, tornando-se iniciado, Mestre de Esgrima e amante de Anastasia, a jovem e bela professora de Sortilégios e Rituais da Casa da Noite onde Dragão estudava. 
Desde a perceção do grande amor que nutriam um pelo outro, até à demonstração do mesmo, não foi um processo longo, nem moroso. Dragão fez questão de logo demonstrar o seu afeto por esta Sacerdotisa com forte afinidade com a Terra e com uma particular paixão por malmequeres.
Anastasia logo que viu Dragão sentiu a sua presença como parte do seu futuro, e, apesar de demonstrar frequentemente o quão arrogante e convencido o acha, a professora não consegue resistir à pessoa que sabe existir em Dragão e que fará com que este seja parte da sua alma.
Como sabemos, esta história não acaba bem, mas será que está já tudo explicado?

Opinião:
Se há alguma coisa a apontar a este livro é, talvez, o facto de ele ser demasiado pequeno. E isto digo com sinceridade. Todos nós leitores sabemos que quanto menor for o livro, menor é a nossa adesão ao mesmo (no geral), isto porque os autores quase que não nos dão "tempo" para nos afeiçoarmos ás personagens e ao ambiente. Neste livro isso é ligeiramente diferente, porque, como sabem, já conhecemos as personagens, mesmo assim, soube-me a pouco.
Acho que, mais uma vez, a autora foi deveras inteligente na contextualização que fez ao livro, sendo que conseguiu inserir esta história não como um relato totalmente à parte, mas como uma recordação desesperada e profundamente triste de Dragão Lankford.
Desta vez, a escrita de P.C. Cast deixa de ter aquelas leves nuances de linguagem tipicamente adolescente, para ter uma linguagem mais adulta, sendo que se mantém um certo tom de leveza na linguagem e nas próprias ideias dos nosso vampyros, denunciando o avanço que existe destes em relação à humanidade do séc XIX.
Outro dos pontos fortes é a capa, acho-a extremamente sugestiva e tudo que ver com o ambiente descrito no interior da obra. Com certeza que favorece o livro, a leitura e a interpretação. Por falar em capa, quase que me esquecia de referir as brilhantes figuras ilustrativas da artista Kim Doner, simplesmente encantadoras, verdadeiras jóias da coroa que é este livro.
Vão-se surpreender com Dragão Lankford, especialmente com Bryan, pois vai-vos parecer um tanto ou quanto diferente do Dragão a que estamos habituados e que tanto apreciamos. Muitas das suas características podem parecer-vos opostas e muito não-Dragão, mas logo vão perceber o contexto. Na minha opinião, a sua acentuação de boas características só reforça o bom e forte carácter deste pergonagem.
Para concluir, resta a minha avaliação à obra. De 0 a 5, dou 3,5.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Juramento de Dragão - sinopse do livro

No início do séc. XIX, em Inglaterra, e muito antes de se tornar professor na Casa da Noite em Tulsa, Bryan Lankford é um jovem talentoso mas problemático. Até ao momento em que o seu pai, um nobre de grande fortuna, o expulsa para a América.
Bryan cedo recebe a Marca dos vampyros e entra no mundo excitante e perigoso dos iniciados. Tornando-se rapidamente no mestre de Esgrima, é confrontado com desafios aterradores mas também com surpresas agradáveis, como Anastasia, a cativante jovem professora de Sortilégios e Rituais da Casa da Noite.
Mas quando um poder negro os ameaça a todos, Lankford é apanhado no tumulto. E embora seja um poderoso iniciado, será forte o suficiente para afastar o mal e, ao mesmo tempo, proteger Anastasia? Irão as suas escolhas salvá-la - ou destruí-los a todos? 

Imagem oficial e ilustrativa de Kim Doner para "Dragon's Oath"

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

domingo, 3 de fevereiro de 2013

2013 e os filmes que não posso deixar escapar #2

Upside Down
 

Sem dúvida, este é daqueles filmes onde a originalidade é o tema principal. Bons atores e a história parece-me encantadora e extremamente interessante, não sei que mais poderia faltar para que apartir desta pequena amostra surgissem em mim boas expectativas.
No entanto, nenhum cinema português concorda comigo, pelo que, para já, não há data de estreia deste filme para Portugal, o que dúvido que venha a acontecer dado ao facto de este filme já ter estreado em alguns países no final de 2012.
 
G.I.Joe: Retaliation




 
E quem é que não gostou do primeiro G.I.Joe? Grande ação, história interessante... Agora chega-nos a sequela que parece vir a ser um filme ainda mais surpreendente. Não sentem a adrenalina só com esta pequena demonstração? De certo que vai ser um grande filme.
Tem estreia prevista para dia 28 de Março de 2013 nas salas de cinema de todo o país.
 
Bons filmes!

sábado, 2 de fevereiro de 2013